Há algum tempo atrás perguntei-me porque uns professores escreviam l outros L. Este ano uma aluna minha fez-me a mesma pergunta. Afinal é l ou L? Aqui fica a resposta que encontrei na altura no livro "Sistema Internacional de Unidades (SI) - Grandezas e Unidades Físicas - terminologia, símbolos e recomendações", de Guilherme de Almeida,das edições técnicas da Plátano.
Quero em primeiro lugar lembrar que a unidade SI de volume é o metro cúbico (m³), embora, em química, seja muito comum utilizar o litro ou os seus submúltiplos (decilitro, mililitro), que não pertencem ao SI.
Mas... como escrever os símbolos litro (l ou L), decilitro (dl ou dL) e mililitro (ml ou mL)?
Pois bem deixo-vos aqui a resposta encontrada no livro acima referido:
"O símbolo l, para o litro, foi adoptado pelo CIPM (Comité International des Poids et Mesures). Em 1979 a 16.ª CGPM (Conférence Générale des Poids e Mesures) (resolução 6), reconhecendo que a semelhança entre a letra l (impressa) e o algarismo 1 podia originar confusão, decidiu adoptar (excepcionalmente), como outro símbolo, a letra L. Esta adopção é provisória, pretendendo-se no futuro optar por um dos símbolos (l ou L)."
Resultado!
Poderão vir a encontrar os dois símbolos, nenhum deles errado. No entanto lembrar é que nenhum dos mesmo é o símbolo da unidade SI de volume (esse é o m³).
Espero ter esclarecido.