quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como construir um relatório

Instruções a seguir na elaboração de relatórios

13 comentários:

Anónimo disse...

Professor, ums vez que não realizamos a evaporação, no relatorio coloca-se este procedimento? Se o colocar-mos quanto tempo referimos?

Ana Beatriz Vargues

Botelho disse...

Sim. Embora nem todos os grupos tenham colocado a solução resultante da filtração numa caixa de Petri, devem colocar no relatório que o fizeram. Não é necessário colocar um tempo, mas se o desejarem podem dizer que foi durante uma semana. Na próxima aula podem tirar uma foto dos cristais (sal) obtidos.

Anónimo disse...

Professor, como não fizemos a destilação simples não é preciso por no relatório (material) o balão de fundo plano, termómetro, condensador de tubo recto, alonga, balão de Erlenmeyer certo ? (mistura 2)

Grupo 4

Botelho disse...

Como não realizaram a destilação não a colocam no relatório e consequentemente não colocam o material associado. Devem, no entanto, colocar que realizaram a cristalização ou evaporação, tal como já disse anteriormente.

Anónimo disse...

Professor, nos dados recolhidos do relatório qual a informação que deve conter?
Mistura 2; Grupo 4

Botelho disse...

Neste ponto penso que deve ser o grupo a considerar que informação foi retirando à medida que foi realizando a experiência. Peço desculpa mas penso que será importante serem vocês a decidir o é importante referir.

Anónimo disse...

Professor, na mistura 1 existiam reagentes/produtos? Ou o NaCl, os pregos de ferro, a terra e a água são materiais?

Botelho disse...

Tanto na mistura 1 como na mistura 2 não existiam reagentes. Falamos em reagentes quando temos substâncias que vão reagir quimicamente entre si (reacção química). Neste caso podem designar os pregos, o cloreto de sódio, a terra e a água como materiais.

Anónimo disse...

Nós não fizemos cálculos e não recolhemos dados, não pomos no relatório esses subtítulos?

Botelho disse...

É verdade que não recolheram dados numéricos e que não realizaram cálculos mas durante a experiência foram recolhendo dados (observações). Os tópicos que não interessam não devem aparecer no relatório.

Anónimo disse...

é nesessário uma introdução no relatório?

Anónimo disse...

Professor como nos referimos ao enxofre? É S ou S8?

Botelho disse...

Podem referir-se por enxofre ou S8 que é a fórmula química.