domingo, 24 de outubro de 2010

Reacções nucleares de fusão e de fissão

Reacções nucleares de fusão e de fissão


Aqui ficam duas pequenas animações para melhor poderem visualizar as reacções nucleares de fusão e de fissão (ou cisão).

Animação de uma reacção nuclear de fusão.


Animação de uma reacção nuclear de fissão.


Simulação: "Fissão nuclear"
Simulação que permite verificar a reacção nuclear de fissão.

4 comentários:

Anónimo disse...

qual e a diferença entre fissão e fusão?

Botelho disse...

Bom dia,

Como é explicado no documento que segue com a mensagem e nos vídeos demonstrativos, uma reação de fusão implica a junção de dois núcleos mais leves de modo a formar um núcleo mais pesado e uma reação de fissão é exatamente o contrário, ou seja, nas reações de fissão um núcleo mais pesado e instável, o núcleo é partido em dois (não necessariamente iguais) mais leves.
Em ambas as reações são libertadas grandes quantidades de energia, muito maiores do que nas reações químicas.

Simplesmente disse...

Olá professor,

Tenho a seguinte dúvida, se eu tiver as reacções representadas através de equações, como é que distingo as duas reacções? Posso utilizar o facto de nas reacções de fissão nuclear terem de estar envolvidos neutrões na primeira e na segunda parte da equação?

Atenciosamente,

Joana

Botelho disse...

Bom dia Joana,

Tal como referi num comentário anterior, através das equações é possível distinguir as reações de fusão das reações de fissão (cisão) porque nas primeiras ocorrem junção de dois núcleos e forma-se um núcleo mais "pesado" enquanto que nas segundas ocorre a separação de um núcleo pesado em dois mais leves. Assim, de um modo simplificado, olhando para as equações, podemos distingui-las pelos números atómicos dos reagentes e dos produtos.
O neutrão não pode ser um fator para saber se a reação é de fusão ou de fissão, embora nas reações de fissão estudadas apareça sempre o neutrão como partícula iniciadora da reação (um dos "reagentes"). O mesmo não acontece nas reações de fusão porque em alguns casos pode não haver libertação de neutrões. Os neutrões não são as partículas que determinam o tipo de elemento, esse papel é dos protões (cada elemento tem um número característico de protões mas dentro de um mesmo elemento pode haver átomos com diferente número de neutrões - caso do carbono-12 e do carbono-14).

Espero ter esclarecido as dúvidas.

Podes continuar a seguir o site em cadernos de física e química nos sites do google.