quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Ozono na Estratosfera

 O ozono na estratosfera





Nesta ligação poderão aceder a uma apresentação com animações das reações de formação e decomposição do ozono, bem como a reação desencadeada pelos CFC.
Apresentação simples e resumida que vale a pena espreitar!

Ficam aqui dois vídeos interessantes sobre a «camada de ozono», a absorção da radiação UV e a destruição da «camada de ozono» pelos CFC. Embora sejam apresentados em inglês, têm uma linguagem simples e compreensível apresentando de um modo animado as reações de formação e decomposição do ozono.

Neste primeiro vídeo consegue perceber-se porque aumenta a temperatura na estratosfera.
Na formação da molécula de ozono, quando um átomo de oxigénio combina-se com uma molécula de dioxigénio forma-se o ozono (trioxigénio) que apresenta um excesso de energia. Para se estabilizar o ozono tem de transferir essa energia para outra molécula (a mais provável será o diazoto, que existe nesta camada da atmosfera e em grande quantidade - é o gás existente em maior quantidade na atmosfera) sob a forma de energia cinética, que vai aumentar os choques entre as partículas e consequentemente a temperatura (tal como quando esfregamos as mãos uma na outra, a nível molecular ocorrem choques entre partículas, que fazem aumentar a temperatura da mão).




Sem comentários: