segunda-feira, 14 de março de 2011

O dióxido de carbono e o efeito de estufa

É de conhecimento geral que a comunidade científica, na sua maioria, acredita que o dióxido de carbono, CO2, é o principal responsável pelo designado "efeito de estufa".
Este assunto teve principal destaque quando o filme "Uma verdade inconveniente - An Inconvenient Truth", (um documentário que recomendo vivamente) onde Al Gore (antigo candidato presidencial dos EUA) apresentou ao mundo os dados científicos que comprovavam o efeito do CO2 no aquecimento global e que nós, humanos, somos os principais responsáveis pelo aumento de CO2 na atmosfera.
No entanto, nem toda a comunidade científica tem a mesma opinião. Na altura muitos cientistas vieram apresentar as suas investigações que indicavam que as atividades de origem antropogénica têm pouca, ou nenhuma, influência na aumento de CO2 na atmosfera, afirmando que estas variações são naturais e cíclicas.

A ciência é evolutiva (o que é verdade e comprovado hoje pode ser refutado amanhã) e é essa evolução que promove a constante pesquisa e investigação do funcionamento do nosso mundo.

Deixo-vos aqui uma entrevista que passou no programa "Bairro Alto", na RTP2, com o prof. dr. Igor Khmelinskii, um dos cientistas que refutam a nossa influência do homem no aumento da concentração de CO2 na atmosfera e das suas consequências para o efeito de estufa.

Parte 1 de 2


Parte 2 de 2

3 comentários:

MB disse...

A maioria da comunidade cientifica acredita no aquecimento global causado pelo homem? Nao sei onde está essa maioria. Os cientistas e especialistas do clima sempre sabem que o dioxido de carbono é irrelevante para o aquecimento que estamos a presenciar. São apenas ciclos solares. A terra ja teve 3 vezes mais dioxido de carbono e até 10 vezes. No passado a terra ja esteve muito mais quente, o conhecido aquecimento da epoca medieval por exemplo, e ja esteve mais fria. Os planetas do sistema solar estao a aquecer tambem. O sol esta mais brilhante e mais quente. A teoria estupida do aquecimento global antropologico é uma estupidez e nao passa de uma manobra para beneficiar as potencias mundiais. O filme do Al Gore é pura propaganda politica e ambiental. Se querem um documentario feito por cientistas de topo, tentem a farsa do aquecimento global. Querem-nos fazer acreditar que o dioxido de carbono que estã em quantidades minimas na atmosfera (0,054) é o responsavel pelo aumento da temperatura. ridiculo

Botelho disse...

MB, penso que não estou enganado em relação à ideia de que a teoria que, de momento, é a mais consensual na comunidade científica é a da relação entre atividade antropogénica com libertação de CO2 e o aumento da temperatura média terrestre.
Não deixa de ser verdade que o documentário de Al Gore é extremista em relação aos dados e estatísticas que apresenta. No entanto, não pode ser considerado irrelevante o aumento, quase que exponencial, das emissões de CO2 por parte das atividades do Homem (indústria e transportes, principalmente) através da queima dos combustíveis fósseis.
Em química aprendemos o Princípio de Le Chatelier onde se refere que um sistema tende sempre a contrariar as alterações provocadas atingindo um novo equilíbrio, mas se a alteração de CO2 é constantemente afetada (aumento da produção e diminuição do consumo, devido em grande parte às desflorestações) então a tendência é o aumento progressivo do CO2 na atmosfera.

Diz-me que as quantidades mínimas não podem afetar as alterações climáticas tão drasticamente. Deixo-lhe o exemplo, também ele aceite pela comunidade científica, dos CFC, onde apenas uma destas moléculas consegue destruir um enorme número de moléculas de O3 (ozono).

Botelho disse...

Este post tem como objetivo mostrar que a opinião da comunidade científica não é unânime, nem nunca será. É esta diversidade de opiniões e a necessidade de as provar consistentemente que promove a evolução da ciência e do pensamento científico.