sábado, 29 de janeiro de 2011

Ficha de trabalho 10 - Interação radiação-matéria

Ficha de Trabalho 10 - Interação radiação-matéria




 Ficha de Trabalho 10 - Correção




Para consulta do Espectro Eletromagnético (questão 9) fica aqui a imagem.







Basta carregar em cima da imagem para ver de um modo ampliado.

domingo, 23 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O azul do céu, os tons avermelhados do pôr-do-sol e o efeito de Tyndall

Um céu azul.
Se o conjunto das radiações visíveis que nos chegam do Sol dá origem à luz branca, não seria de esperar que o céu nos aparecesse como branco? O efeito de Tyndall é o responsável por essa anomalia aparente.
A atmosfera contém diversas partículas espalhadas no ar sob a forma de colóides, que dispersam a luz proveniente do Sol, de modo análogo ao observado nas figuras. Ora, essa dispersão é tanto mais intensa quanto maior for a energia da radiação, a luz que os colóides atmosféricos dispersam para os nossos olhos é predominantemente constituída pelas radiações mais energéticas do espetro visível, ou seja, as radiações situadas nas zonas do azul e do violeta. Por isso, a cor que observamos é  azul.
Cores ao pôr-do-sol.
A explicação para a cor do céu ao pôr-do-sol é semelhante, embora o fenómeno ocorra de uma maneira um pouco diferente. De facto, o que muitas vezes acontece ao pôr-do-sol é a formação de uma ligeira nebulosidade junto ao horizonte, que causa uma grande dispersão das radiações provenientes do Sol (dispersão que é maior para as radiações mais energéticas). Assim, a radiação que atravessa essas nuvens e chega até nós é mais rica nas restantes radiações, alaranjadas e avermelhadas, sendo estas as cores que nós observamos.

Dysney Friends for Change


O projeto Friends for Change desafia-te a tomares medidas juntamente com os teus amigos e familiares para ajudarem a proteger e preservar o nosso planeta.

Ficha de Trabalho 9 - Misturas na atmosfera. Concentração de soluções

Ficha de trabalho n.º 9 - Misturas na atmosfera. Concentração de soluções.


Correção da ficha de trabalho 9

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dispersões na atmosfera: Soluções, colóides e suspensões. Composição quantitativa das soluções

Dispersões na atmosfera: soluções, colóides e suspensões.
Composição quantitativa das soluções. Diluição de soluções.


Apresento aqui dois vídeos (em espanhol)sobre o efeito Tyndall, descoberto por John Tyndall.

Neste primeiro vídeo é possível observar a diferença entre uma solução e uma mistura coloidal.
Uma solução, quando atravessada por uma luz, não se verifica qualquer fenómeno ou alteração na trajectória da luz.
Uma mistura coloidal, quando atravessada por uma luz, provoca uma dispersão da radiação, sendo possível observar a trajectória da luz ao atravessar a mistura coloidal.


Neste segundo vídeo é possível observar um "pôr-do-sol" e a sua explicação, com base no efeito de Tyndall.

No gobelé ocorre uma reacção em que são formadas pequenas partículas. Com o decorrer da reacção formam-se cada vez mais partículas fazendo com que a luz que atravessa a mistura sofra um espalhamento, diminuindo a quantidade de luz que chega ao outro lado do gobelé. Ocorre um escurecimento gradual, até ficar totalmente escuro.
Este fenómeno explica o que acontece com a luz do sol ao atravessar a nossa atmosfera. À medida que o sol se encontra mais "baixo" no horizonte a luz tem de percorrer uma distância maior na atmosfera e, por isso, encontra um maior número de partículas no seu caminho, sofrendo um maior espalhamento da luz, o que diminui a luz que chega até aos nossos olhos.

Podemos observar que a área que a luz atravessa aumenta à medida que o Sol "desce".
De recordar também que ao entardecer o número de partículas presentes no ar (a sua maioria de origem antropogénica)  é maior, resultantes de um dia inteiro de produção e, por isso, o fenómeno consegue observar-se melhor no final do dia do que no início da manhã, quando o Sol também se encontra a baixa altitude.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Concurso Astrobiologia: outros mundos, outras vidas?

ASTROBIOLOGIA
Outros mundos, outras vidas?


A Astrobiologia reúne investigadores de diferentes ramos científicos no estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo. Questões fundamentais como “O que é a vida?”, “Como viemos aqui parar?”, ou “Estamos sozinhos no Universo?” têm sido colocadas ao longo de diferentes gerações, mas só muito recentemente conseguimos reunir a tecnologia e o conhecimento necessários para procurar a sua resposta de um ponto de vista científico.

Num período de novas e importantes descobertas neste campo, a Ciência Viva lança o concurso “Astrobiologia: outros mundos, outras vidas?”, convidando os alunos do ensino secundário a debruçar-se sobre esta temática. Os vencedores (2 alunos e 1 professor) terão a oportunidade de participar no International Space Camp 2011, a realizar no U.S. Space & Rocket Center, nos EUA.


Público-Alvo
Alunos do ensino secundário.


Os vencedores do concurso “Astrobiologia: outros mundos, outras vidas?” terão a oportunidade de participar no International Space Camp 2011 em Huntsville, no Alabama, EUA.

Olimpíadas de Química



A Escola Secundária João de Deus irá participar, mais uma vez, nas Olimpíadas de Química, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química.
Este ano, será realizada uma prova a nível de escola para apurar as três melhores equipas, que participarão na fase regional, a realizar na Universidade do Algarve a 9 de Fevereiro de 2011.

Datas Importantes:
31 de Janeiro de 2011 – Limite da inscrição das equipas na 2ª fase (semifinais)
12 de Março de 2011 – Realização das Semifinais
7 de Maio de 2011 – Realização da Final
Julho de 2011 – Olimpíadas Internacionais de Química (Turquia)
Outubro de 2011– Olimpíadas Ibero-americanas de Química (Brasil)

Se estiveres interessado, contacta o teu professor de Física e Química e inscreve a tua equipa.

Cada equipa deve ser constituída por 3 alunos, não havendo restrições ao ano de escolaridade.

Para mais informações visita os sítio da Sociedade Portuguesa de Química.

Fico a aguardar noticias.

Ficha de trabalho 8 - Volume molar e Densidade de um gás

Ficha de Trabalho N.º 8 - Volume molar e densidade de um gás


Correcção da Ficha de trabalho 8

sábado, 8 de janeiro de 2011

O Acordo Ortográfico

Numa altura em que o acordo ortográfico está quase no final do período de adaptação e entra  a 100 % nas nossas vidas, andei a pesquisar para esclarecer algumas das minhas dúvidas e começar a interiorizar as mudanças.
Na escola a mudança sentir-se-á logo em setembro, no início do ano letivo 2011-2012, e ao público,em geral, em janeiro de 2012.
Para todos os que quiserem começar a sentir-se ambientados com o acordo fica aqui uma ligação interessante e muito útil. Um dicionário também é um bom apoio para os primeiros tempos.

Boas leituras

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ano Internacional da Química

Ernest Rutherford
O ano de 2011 foi proclamado Ano Internacional da Química na Assembleia Geral das Nações Unidas ocorrida em Glasgow, Escócia, no verão passado. Sob o lema “Química – a nossa vida, o nosso futuro”, os diversos eventos que decorrerão sob a égide desta atribuição serão coordenados e organizados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e pela UNESCO.

 Com o objectivo de “celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade”, a simultaneidade deste ano com as efemérides dos 100 anos do modelo atómico de Ernest Rutherford e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Sklodowska Curie (primeira mulher galardoada com um Nobel) pela sua descoberta dos elementos rádio (Ra) e polónio (Po) oferece-nos imediatamente dois pontos de reflexão.

Marie Curie
Por um lado, a ubíqua difusão da Química em tudo o que nos rodeia, desde alimentos a medicamentos, desde plásticos aos satélites artificiais que procuram existência de vida em sistemas planetários nos confins do universo, analisando os espectros de luz irradiada ou reflectida por corpos celestes e que são interpretados com base no modelo atómico. Em particular, o "século do plástico" foi-o por causa dos avanços na Química dos Polímeros.

Por outro lado, reflectir sobre a incontornável contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico, pelo menos ao longo do último século.

 Artigo retirado do blog "De Rerum Natura".

A atmosfera - documentário

Fica aqui um excelente documentário, emitido pela BBC, sobre o planeta Terra.
"Documentário BBC - Terra: O Poder do Planeta"
Embora haja quatro temas apenas apresento aqui a abordagem à atmosfera. Pareceu-me bastante interessante e espero que também o seja para vocês.

Parte 1 de 6


Parte 2 de 6


Parte 3 de 6


Parte 4 de 6


Parte 5 de 6


Parte 6 de 6


Se quiserem encontrar os restantes episódios consultem o youtube

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Testes Intermédios 2010/2011

Iniciado o 2º Período, fica aqui informação sobre o teste intermédio de Física e Química A - 10º ano, que se aproxima.
O teste realizar-se-á no dia 3 de março de 2011.

Fica aqui o link para o site do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional) onde é apresentada informação sobre os Testes intermédios.

Peço-vos para lerem com atenção os seguintes pontos:

* Informação genérica sobre o projecto dedicada a alunos, pais e encarregados de educação
* Informações específicas de cada disciplina.

Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude

Apresentação electrónica sobre a atmosfera: camadas e variação da temperatura, da pressão e da densidade em função da altitude.




Neste link terão acesso a um diagrama interactivo onde poderão conhecer melhor cada uma das camadas da atmosfera.
http://earthguide.ucsd.edu/earthguide/diagrams/atmosphere/index.html

Actividade Prático-Laboratorial - Análise elementar por via seca - ensaio de chama

Fica aqui um vídeo bem explicado e demonstrado sobre o ensaio de chama.


Fonte: http://atomoemeio.blogspot.com

Apenas pela diversão, aqui poderão criar o vosso próprio fogo de artifício.
Simulação de fogo de artifício
De acordo com as cores do fogo de artifício poderão questionar-se sobre os compostos que constituem o material pirotécnico.

Simulação: "Luzes de Néon e outras lâmpadas de descarga"

Tabela Periódica onde podemos observar os espectros de emissão e de absorção dos diferentes elementos.