sábado, 15 de janeiro de 2011

Dispersões na atmosfera: Soluções, colóides e suspensões. Composição quantitativa das soluções

Dispersões na atmosfera: soluções, colóides e suspensões.
Composição quantitativa das soluções. Diluição de soluções.


Apresento aqui dois vídeos (em espanhol)sobre o efeito Tyndall, descoberto por John Tyndall.

Neste primeiro vídeo é possível observar a diferença entre uma solução e uma mistura coloidal.
Uma solução, quando atravessada por uma luz, não se verifica qualquer fenómeno ou alteração na trajectória da luz.
Uma mistura coloidal, quando atravessada por uma luz, provoca uma dispersão da radiação, sendo possível observar a trajectória da luz ao atravessar a mistura coloidal.


Neste segundo vídeo é possível observar um "pôr-do-sol" e a sua explicação, com base no efeito de Tyndall.

No gobelé ocorre uma reacção em que são formadas pequenas partículas. Com o decorrer da reacção formam-se cada vez mais partículas fazendo com que a luz que atravessa a mistura sofra um espalhamento, diminuindo a quantidade de luz que chega ao outro lado do gobelé. Ocorre um escurecimento gradual, até ficar totalmente escuro.
Este fenómeno explica o que acontece com a luz do sol ao atravessar a nossa atmosfera. À medida que o sol se encontra mais "baixo" no horizonte a luz tem de percorrer uma distância maior na atmosfera e, por isso, encontra um maior número de partículas no seu caminho, sofrendo um maior espalhamento da luz, o que diminui a luz que chega até aos nossos olhos.

Podemos observar que a área que a luz atravessa aumenta à medida que o Sol "desce".
De recordar também que ao entardecer o número de partículas presentes no ar (a sua maioria de origem antropogénica)  é maior, resultantes de um dia inteiro de produção e, por isso, o fenómeno consegue observar-se melhor no final do dia do que no início da manhã, quando o Sol também se encontra a baixa altitude.

Sem comentários: