Ernest Rutherford |
Com o objectivo de “celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade”, a simultaneidade deste ano com as efemérides dos 100 anos do modelo atómico de Ernest Rutherford e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Sklodowska Curie (primeira mulher galardoada com um Nobel) pela sua descoberta dos elementos rádio (Ra) e polónio (Po) oferece-nos imediatamente dois pontos de reflexão.
Por um lado, a ubíqua difusão da Química em tudo o que nos rodeia, desde alimentos a medicamentos, desde plásticos aos satélites artificiais que procuram existência de vida em sistemas planetários nos confins do universo, analisando os espectros de luz irradiada ou reflectida por corpos celestes e que são interpretados com base no modelo atómico. Em particular, o "século do plástico" foi-o por causa dos avanços na Química dos Polímeros.
Por outro lado, reflectir sobre a incontornável contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico, pelo menos ao longo do último século.
Artigo retirado do blog "De Rerum Natura".
2 comentários:
Como se pode determinar a densidade de sólidos sem usar o picnómetro?
nesta pergunta os sólidos consideramos as esferas de chumbo que utilizamos na expriência para calcular o volume
agradecia que me respondesse, sff
Inês Carmo 10ºE
Professor, no relatório da massa volumica e densidade relativa, na pergunta 2 das questões pós-laboratoriais da determinação da densidade relativa de um liquido por picnometria, e na pergunta 2 das questoes pos-laboratoriais da determinação da densidade relativa de um solido por picnometria, refere-se a densidade relativa certo?, logo não tem unidades...
Carolina Dias, nº21
10ºE
Enviar um comentário