terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O azul do céu, os tons avermelhados do pôr-do-sol e o efeito de Tyndall

Um céu azul.
Se o conjunto das radiações visíveis que nos chegam do Sol dá origem à luz branca, não seria de esperar que o céu nos aparecesse como branco? O efeito de Tyndall é o responsável por essa anomalia aparente.
A atmosfera contém diversas partículas espalhadas no ar sob a forma de colóides, que dispersam a luz proveniente do Sol, de modo análogo ao observado nas figuras. Ora, essa dispersão é tanto mais intensa quanto maior for a energia da radiação, a luz que os colóides atmosféricos dispersam para os nossos olhos é predominantemente constituída pelas radiações mais energéticas do espetro visível, ou seja, as radiações situadas nas zonas do azul e do violeta. Por isso, a cor que observamos é  azul.
Cores ao pôr-do-sol.
A explicação para a cor do céu ao pôr-do-sol é semelhante, embora o fenómeno ocorra de uma maneira um pouco diferente. De facto, o que muitas vezes acontece ao pôr-do-sol é a formação de uma ligeira nebulosidade junto ao horizonte, que causa uma grande dispersão das radiações provenientes do Sol (dispersão que é maior para as radiações mais energéticas). Assim, a radiação que atravessa essas nuvens e chega até nós é mais rica nas restantes radiações, alaranjadas e avermelhadas, sendo estas as cores que nós observamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Me ajudou muito a entender a relação entre o efeito Tyndall e a coloração do pôr-do-sol.